terça-feira, 17 de março de 2009
(Agora Vai!!!!) Internet pela tomada chega ainda em 2009, diz Anatel
Avança no país a possibilidade de os internautas acessarem a internet por meio da tomada da própria residência. A Anatel pretende viabilizar a criação da internet banda larga via rede elétrica no Brasil ainda em 2009 no Brasil.
De acordo com a Conselheira da agência Nacional de Telecomunicações, Emília Ribeiro, o relatório sobre a regulamentação do serviço estará pronto até março. Algumas empresas como a AES Eletropaulo já iniciaram testes da nova tecnologia em cerca de 150 residências na capital paulista. Segundo a empresa, R$ 20 milhões já foram gastos na experiência.
Segundo informa a Agência Brasil, a idéia é propor o assunto ao Conselho Diretor do órgão para que o serviço seja disponibilizado o mais rápido possível no país. "É muito importante decidir essa questão, porque é mais uma forma de expandir a banda larga para todo o país de forma mais barata, para aumentar a competição também", declarou Emília.
Conhecido pela sigla BPL (Broadband Powerline), o sistema de web pela rede elétrica utiliza tomadas residenciais como pontos de rede, se conectadas a um modem. Emília disse que o serviço terá transmissão por meio de um fio elétrico e chegará aos domicílios pela caixa de energia.
“Não se discute a importância disso, é uma necessidade. Mas a forma de fazer ainda está sendo amadurecida. É uma política de governo, depende da vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro [das Comunicações] Hélio Costa. Tenho certeza de que eles têm essa vontade, quem não quer ver um governo informatizado? Mas temos muitos desafios, como a extensão territorial”, afirma.
De acordo com a conselheira, faz parte dos planos da Anatel propor o uso da banda larga nos órgãos públicos, o que, segundo ela, melhoraria a informatização de diversos setores. "Não custa muito para o governo um estudo que faça o serviço chegar à segurança, à saúde e à cultura. Uma política que já tem uma iniciativa feita e basta mais um fôlego para avançar", concluiu.
Fonte: Portal Imprensa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário