sexta-feira, 6 de março de 2009

Menina de 9 anos estuprada e submetida a aborto deixa hospital em Recife

RECIFE - Na manhã desta sexta-feira, menina de 9 anos que sofria abusos sexuais do padrasto deixou o hospital Cisam, no Recife, onde foi realizado o procedimento. Ela não voltará a viver na cidade de Alagoinha, no agreste pernambucano, onde a família vivia. Ela e a mãe foram encaminhadas a um abrigo, em local não divulgado, para que possam se recuperar. A criança teve alta médica na noite de quinta-feira.

De acordo com o médico responsável pelo caso, Sérgio Cabral, ela ainda passou a noite no hospital e pela manhã foi levada pelo Ministério Público e pela Secretaria da Mulher junto com a mãe, que detém a guarda da menina.

Os médicos estão satisfeitos com o estado de saúde da menina. O processo de interrupção da gravidez começou na noite da última terça-feira. A menina recebeu doses de um remédio para estimular a expulsão dos fetos, o que aconteceu no fim da manhã da última quarta-feira.

Logo depois, ela passou por um procedimento cirúrgico, uma curetagem para a limpeza do útero e a retirada dos restos da placenta. Apesar da anestesia geral, ela se recuperou rapidamente, de acordo com os médicos.

A interrupção da gravidez foi duramente criticada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom José Cardoso Sobrinho , que excomungou da Igreja Católica os médicos e todas as pessoas envolvidas no processo para interromper a gravidez de risco. O excomungado não pode receber a eucaristia nem outros sacramentos, como batismo, crisma e casamento. A excomunhão teve repercussão internacional e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, também condenou a decisão.

O diretor do Cisam, Sérgio Cabral, voltou a afirmar nesta quinta que a gravidez poderia trazer riscos à vida da menina. Por ser uma criança de 9 anos, ela ainda não tem o aparelho reprodutor completamente formado.

O médico disse ainda que o hospital vai oferecer acompanhamento psicológico para a criança e a mãe.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: