sábado, 27 de setembro de 2008

Massa: GP de Cingapura é 'uma prova muito importante para a F1'


CIDADE DE CINGAPURA (AFP) — O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, vai largar domingo da pole position do Grande Prêmio de Cingapura, "uma corrida muito importante para a Fórmula 1" já que será a primeira disputada à noite.

P: Felipe, você conquistou neste sábado sua quinta pole da temporada com uma ampla vantagem sobre os concorrentes...

R: "O carro estava perfeito, eficiente, fácil de dirigir, e cravei uma volta perfeita, sem nenhum erro. A pista é muito complicada, e não é fácil fazer uma volta completa sem errar. Em todo caso, é fantástico poder levar o carro assim, ao máximo de suas capacidades. Sobre os pneus, a aderência é praticamente a mesma entre os dois tipos de compostos, mas os pneus duros são mais constantes durante uma volta inteira. No fim, a diferença (com os outros pilotos) acabou sendo impressionante, mas foi uma de nossos melhores classificatórios da temporada. Além disso, temos uma boa estratégia para a corrida".

P: Seu principal adversário, Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), vai largar logo atrás de você. Isso é um fator que pode complicar a corrida?

R: "Em todo caso, será uma corrida muito importante para a Fórmula 1, já que será a primeira realizada à noite. Para nós, pilotos, não muda muita coisa: com uma visibilidade suficiente, não há diferença entre o dia e a noite. Porém, as pessoas vão estar muito interessadas, em todo o mundo. Fizemos um bom trabalho para preparar esta corrida. Agora, é largar bem e segurar a liderança. Manter regularidade nas 61 voltas vai ser muito difícil. A visibilidade não é um problema, mas há muitas ondulações. A concentração precisará ser dez vezes maior do que em outras pistas, até Mônaco, já que tem mais curvas aqui".

P: Você conseguiu se adaptar às mudanças provocadas pelos novos horários dos treinos e da corrida?

R: "Cheguei terça-feira e fui dormir tarde. Quarta-feira, às três da manhã, já estava descobrindo a pista, a pé, com minha família. Rubens Barrichello e sua mulher também estavam lá. Estamos vivendo na hora européia, e não na hora local. É estranho, mas é legal".

Nenhum comentário: