domingo, 12 de outubro de 2008

[Veja] Alonso vence; Massa diminui desvantagem em dois pontos



O lance mais polêmico do GP do Japão: Lewis Hamilton e Felipe Massa se tocam; o brasileiro acabaria punido, mas mesmo assim marcaria um ponto, diminuindo sua desvantagem para seis pontos (Crédito: Reuters)










A expectativa era por uma disputa entre Lewis Hamilton e Felipe Massa pela vitória no GP do Japão, mas um toque entre ambos logo no início da corrida abriu espaço para o segundo triunfo consecutivo do espanhol Fernando Alonso. No fim, lucro para o brasileiro, que arrancou um sétimo para diminuir para cinco pontos (79 a 84) a sua desvantagem na briga pelo título em relação ao inglês, que foi o 12º colocado e não somou nada.

Mesmo assim, Hamilton poderá conquistar o título daqui a uma semana, no GP da China. Para isso, basta para ele somar seis pontos a mais do que Massa e torcer para que Robert Kubica, segundo colocado em Fuji, não some três pontos a mais do que ele.

Com os oito pontos na corrida, Kubica chegou a 72, mantendo-se ainda com chances de título. O pódio foi completado pelo finlandês Kimi Raikkonen, que chegou a 63 e não tem mais possibilidades de chegar ao bicampeonato mundial.

A quarta posição ficou com o brasileiro Nelsinho Piquet, que teve a sua atuação mais convincente na temporada de estréia na Fórmula 1. Também pontuaram Jarno Trulli (Toyota), em quinto, Sebastian Vettel (Toro Rosso), em sexto, e Mark Webber (Red Bull), em oitavo. Rubens Barrichello (Honda) foi o 13º colocado, a uma volta do vencedor.


A CORRIDA

O início da corrida foi eletrizante. Hamilton largou mal da pole e perdeu a ponta para Raikkonen e, na ânsia de recuperá-la, tentou uma ultrapassagem suicida sobre o finlandês. O inglês travou as rodas e obrigou Kimi a desviar para não bater. Isso acabou atrapalhando Massa, que também teve de frear forte para não bater. Na confusão, Kubica assumiu a liderança, seguido por Alonso, Heikki Kovalainen e Trulli.

Massa e Hamilton ficaram na quinta e sexta colocações e na segunda volta o inglês partiu para cima do brasileiro. Em uma chicane, o piloto da McLaren tentou a ultrapassagem, Felipe resistiu e acabou tocando no rival, que rodou, caiu para último e foi aos boxes para trocar pneus. Com o toque, Massa caiu para sétimo, ultrapassado por Raikkonen e Bourdais.

Entretanto, Hamilton e Massa acabariam punidos, o inglês pela manobra contra Raikkonen na largada e brasileiro pelo toque no inglês. Com isso, ambos caíram para o fim do pelotão e tiveram de começar uma corrida de recuperação.

Enquanto isso, na briga pelas primeiras posições quem se deu bem foi Alonso, que assumiu o primeiro lugar após retardar em algumas voltas sua parada na primeira rodada de reabastecimentos. Nelsinho, que retardou ainda mais sua entrada nos boxes, chegou a liderar quando os ponteiros reabasteceram e voltou de seu pit-stop em quinto, atrás de Alonso, Kubica, Raikkonen e Trulli - a esta altura, Kovalainen estava fora, após a quebra de sua McLaren.

As três primeiras posições foram mantidas após a segunda rodada de pit-stops, mas Nelsinho levou a melhor sobre Trulli e foi para quarto. Alonso manteve a ponta com boa vantagem sobre Kubica, que, entretanto, passou a sofrer a pressão de Raikkonen.

O polonês resistiu às tentativas de ultrapassagem do finlandês e, com isso, Piquet colou em ambos a dez voltas do final. Entretanto, o brasileiro perdeu contato com os dois após dar uma escapada. Mesmo assim, ele ainda conseguiu manter o quarto lugar.

Já Massa imprimia um ritmo fortíssimo na tentativa de somar algum ponto. O brasileiro, que tinha estratégia de dois reabastecimentos contra um da maioria dos rivais à sua frente, marcou por várias vezes a melhor volta da prova. Ele chegou a tocar rodas com Sebastian Bourdais e rodar antes da sua segunda parada. O francês da Toro Rosso acabaria punido após a prova com o acréscimo de 25 segundos ao seu tempo de prova , o que beneficiaria o brasileiro.

Felipe retornou em décimo e recuperou o excelente ritmo, tanto que em poucas voltas chegou e ultrapassou Nick Heidfeld para ficar em nono. Em seguida, Massa se aproximou de Mark Webber e conseguiu a ultrapassagem a menos de três voltas do final para conseguir o oitavo lugar que se transformaria em sétimo após a punição a Bourdais.

Na frente, Alonso administrava com categoria a vantagem sobre os adversários para chegar à segunda vitória consecutiva e à 21ª vitória na carreira. E Massa respirou aliviado, pois uma corrida que poderia ser desastrosa com ele em quinto no grid e Hamilton na pole acabou rendendo a ele dois pontos que podem ser preciosos no fim das contas.


RESULTADO - GP DO JAPÃO
1º - Fernando Alonso (ESP) Renault - 67 voltas
2º - Robert Kubica (POL) BMW Sauber - a 5s2
3º - Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari - a 6s4
4º - Nelsinho Piquet (BRA) Renault - a 20s5
5º - Jarno Trulli (ITA) Toyota - a 23s7
6º - Sebastian Vettel (ALE) Toro Rosso-Ferrari - a 39s2
7º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 46s1
8º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 50s8
9º - Nick Heidfeld (ALE) BMW Sauber - a 54s1
10º - Sebastien Bourdais (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a 59s0
11º - Nico Rosberg (ALE) Williams-Toyota - 1min02s0
12º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1min18s9
13º - Rubens Barrichello (BRA) Honda - a uma volta
14º - Jenson Button (ING) Honda - a uma volta
15º - Kazuki Nakajima (JAP) Williams-Toyota - a uma volta
ABANDONOS
Giancarlo Fisichella (ITA) Force India-Ferrari - a 46 voltas
Heikki Kovalainen (FIN) McLaren-Mercedes - a 51 voltas
Adrian Sutil (ALE) Force India-Ferrari - a 59 voltas
Timo Glock (ALE) Toyota - a 61 voltas
David Coulthard (ESC) Red Bull-Renault - a 67 voltas
VOLTA MAIS RÁPIDA
Felipe Massa (BRA) Ferrari - 1min18s426, na 55ª

Fonte: Lancenet

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